terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Para sempre – Glaucia Santos - Clube do Livro e Amigos


Bom dia!!!
Sabe aquele livro gostoso como um daqueles filmes docinhos da sessão da tarde? Com esse foi uma leitura exatamente assim, sem grandes surpresas, mas com uma uma pegada romântica e emocionante. Eu já conhecia a escrita da Glaucia e como flui bem as suas histórias. A versatilidade para escrever vários estilos e se sair muito bem em gêneros totalmente diferentes é admirável.

Vamos deixar de enrolação e vamos para a resenha??

Let´s go!
 

Para Sempre - Glaucia Santos

Ano: 2015
Páginas: 358
Idioma: português 
Editora: publicação independente
SKOOB - AMAZON



*Livro cedido em parceria para resenha.


SINOPSE: Elizabeth e Justin se conheceram quando crianças. Foram melhores amigos e juntos descobriram o significado do amor e da paixão. Após um afastamento de dez anos, eles se reencontram e podem então viver esses sentimentos tão irresistíveis, lutando contra dificuldades, dramas e conflitos familiares. Mas a vida não é feita apenas de lutas; e com muita fé eles descobrem que o verdadeiro amor é capaz de transpor todos os obstáculos, valorizando cada pequeno gesto e momento, e que tudo vale a pena quando se tem a capacidade de amar e perdoar.
Uma estória comovente que vai arrebatar o seu coração! 



RESENHA

PARA SEMPRE - GLAUCIA SANTOS


O livro começa com o casal Elizabeth (Lizzy) e Justin já em idade bem avançada. Ele está doente em seus dias finais, então Lizzy, que anotou em um diário uma espécie de memórias do passado do casal, vai nos dando uma narrativa emocionada que mescla passado e presente.
"Ele toca a minha mão e lentamente a conduz até a sua boca. Com um cálido beijo novamente toca a minha alma. Sinto o calor de seus lábios em meus dedos e o vejo fechar os olhos."
Descobrimos, então, como eles se conheceram através das recordações e das visitas ao passado. Elizabeth era uma menina que mudou com seus pais para uma pacata cidade do interior. Seu lar era totalmente desestruturado, com um pai bêbado e desempregado e uma mãe infeliz e frustrada que negligencia a filha e sustenta a família. 

Quando se muda conhece seu pequeno vizinho Justin e a família Stone. Com essa amizade Lizzy acaba por se refugiar a maior parte de seu tempo na casa dos Stones (pais de Justin). O tempo vai passando e a amizade dos dois vai evoluindo, e essa linda amizade toma as cores do primeiro amor e suas primeiras juras de um sentimento inocente e puro. Um dia, como em um pesadelo, Lizzy é avisada de que Justin e sua família irão se mudar. A dor em seu coração só não foi maior do que a promessa que Justin lhe fez ao ir embora com os seus pais:

-Nosso amor será Para Sempre.


Anos se passam e o destino dá um jeito de aproximá-los de uma maneira casual e dramática, mas agora ambos têm as suas vidas e seus mundos colidem. Será que o amor pode persistir após tantos anos adormecido? A resposta é fácil, já que no começo do livro como disse, eles estão juntos. Mas até o momento da união muitas águas irão passar por baixo da ponte e eles contarão com ajudinha de um menino travesso e inteligente (que, aliás, amei do começo ao fim do livro), Jhonny, o irmão mais novo de Justin. Vocês devem estar sem entender porque só agora ele foi mencionado na resenha, não é? Mas no inicio ele ainda não existia. Na verdade, o nascimento dele é um caso a parte, que você terá que ler para descobrir.... (nada de spoiller, ok?). Enfim, a historia deles é extremamente interligada e conforme o livro foi caminhando para o desfecho, mais eu me comovia e me divertia com as presepadas do menino.

Os Personagens:



O casal principal (Lizzy e Justin) se amam muito e tem uma boa química, mas algumas vezes eu tinha vontade de enforcar ambos pelas suas atitudes um tanto imaturas, mas (graças a deus) eles foram amadurecendo conforme passavam pelas adversidades (que não foram poucas). 
 
"Nós fazemos a compatibilidade . Você sente o mesmo que sinto por você . Não finja ! Diga o que sente , Lizzy ! - Ele ordenou._ Não tenho vergonha em dizer que te amo, mas voce parece sempre fugir do assunto . Diga que não é verdade ! Encare os seus medos ! Voce não é essa coisinha frágil que tenta mostrar . Então pare com isso ! "

Os pais de Justin me deram nos nervos em vários momentos com relação a super proteção a vida de Justin, enquanto  Jhonny era largado de lado. Eu queria entrar no livro em vários momentos e dizer: Hey, vocês tem dois filhos. O Jhonny é maravilhoso, deem valor e carinho para ele! Mas infelizmente eles não enxergaram a tempo. Acho que foi proposital para que o leitor reflita sobre esse tipo de relacionamento entre pais e filhos e suas predileções.

Quanto aos pais de Lizzy, bem, sem comentários. Do começo ao fim do livro não conseguia entender como podiam ser tão omissos, e em muitos casos, asquerosos (o pai dela principalmente) e egoístas.

Considerações finais.

O livro teve uma pegada a “La Sparks”: Emocionou, me fez sorrir e algumas vezes me provocou uma raiva imensa das atitudes dos personagens. Mais uma vez a escrita de Glaucia me cativou. Não posso dizer que o final foi surpreendente, mas agradou muito a forma segura que a autora levou os seus personagens ao desfecho. Sou difícil de chorar, mas confesso que o final e alguns dramas vividos pelo casal algumas vezes  fizeram meus olhos marejarem.

O primeiro amor da vida de alguém pode ser lindo, forte e avassalador, mas também podem deixar marcas e cicatrizes por uma vida inteira. Esse livro é para aquelas pessoas que acreditam que o amor é uma chama eterna capaz de sobreviver até mesmo a própria morte. 



Com as palavras de Justin disse para Lizzy eu me despeço!

“Carpe Diem”
 (Tradução: aproveitar ao máximo o agora, apreciar o presente)
Que o amor não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure. (Vinicius de Moraes)


PLAYLIST PARA SEMPRE (POR: CLUBE DO LIVRO)






Como um presente deixo as músicas que me embalaram durante a leitura e que para mim, tem tudo a ver com o livro! Espero que tenham curtido a resenha. Não esqueçam de comentar. Beijocas!!!

Resenha por: Giuliana Sperandio

http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2015/12/resenha-nacional-para-sempre-glaucia.html