terça-feira, 16 de agosto de 2016

DEPRESSÃO: uma doença silenciosa




Muitas pessoas acham que depressão é uma frescura, mas na verdade elas não têm noção de qual grave é essa doença e em casos extremos pode até levar o doente a morte. Falo por experiência própria, pois sofro de depressão há anos e não me tratei, achando que conseguiria vencer sozinha a doença, mas descobri que quanto mais você nega, mais você se afunda. Cheguei ao fundo do poço várias vezes e perdi a conta de quantas pedi a Deus para morrer.

Hoje peço perdão a Ele, pois tenho consciência de que se trata de uma doença e com o tratamento correto é totalmente controlável.

Qual é o sentido?
Hoje eu me agarro as paredes da minha sanidade, perguntando-me qual o sentido? De ser? De viver? De sorrir? Caminhar e continuar...  Qual é o sentido? Ainda não encontrei razão palpável para ser quem sou ou continuar dia a dia, nessa luta desvairada por uma razão. Não entendo qual o objetivo de lutar, viver, tentar e caminhar a ermo se no final o nosso destino é o mesmo. Voltaremos ao pó.
Não sei. Não entendo. Todos os dias, correndo, lutando e beirando desatino sem entender o sentido. Realmente não sei. Realmente não entendo, mas quero entender. Cansa-me pensar em razões para responder aos meus questionamentos loucos sobre a vida e a existência. Cansa-me em continuar em busca de um objetivo. Preciso de algo novo. De algo que me impulsione a novos sonhos e objetivos, mas pensar e buscar me cansa tanto. Viver me cansa demais. Sei lá! Acordar é cansativo. Viver é um desvario errante, que me consome dia a dia. E hoje, sem sombra de dúvidas, não entendo a razão para isso. Não encontro um objetivo útil para minha vida. Vivo em constante caos de pensamentos e nem ao menos sei o porquê. Só queria entender.

Esse texto foi escrito dia 22/06, em um dos meus momentos de crise depressiva. Hoje estou me cuidando, mas já estive no fundo do poço.


Gostaria de indicar o Podcast do Mamilos falando sobre Depressão. O áudio traz depoimentos de pacientes, médicos e vários pontos e contra pontos legais.


Também gostaria de indicar o livro: O demônio do meio-dia: Uma anatomia da depressão do autor Andrew Solomon





A depressão é a imperfeição no amor. Para poder amar, temos que ser capazes de nos desesperarmos ante as perdas, e a depressão é o mecanismo desse desespero. Quando ela chega, destrói o indivíduo e finalmente ofusca sua capacidade de dar ou receber afeição. Ela é a solidão dentro de nós que se torna manifesta e destrói não apenas a conexão com outros, mas também a capacidade de estar em paz consigo mesmo.


O pesar é a depressão proporcional à circunstância; a depressão é um pesar desproporcional
à circunstância. A depressão se alimenta do próprio ar, crescendo
apesar de seu desligamento da terra que a alimenta



A depressão é um demônio que nos deixa aterrados.


Costuma-se buscar a química para curar as rachaduras entre corpo e alma.
O alívio que as pessoas expressam quando um médico diz que a depressão delas
é “química” baseia-se numa crença de que há um eu integral existindo através do
tempo e numa divisão fictícia entre o sofrimento inteiramente justificado e o
sofrimento completamente aleatório. A palavra química parece mitigar os sentimentos
de responsabilidade perante o esgotamento causado pelo fato de não
gostarem de seus empregos, de se preocuparem com o envelhecimento, de fracassarem
no amor, de odiarem suas famílias. Junto com a química, vem uma
agradável liberação de culpas. Se seu cérebro é predisposto à depressão, você não
precisa se culpar por isso. Bem, culpe a si mesmo ou à evolução, mas lembre-se
de que pôr a culpa na coisa em si pode ser entendido como um processo químico,
e que a felicidade também é química. A química e a biologia não são fatores estranhos
que se impõem ao eu “real”; a depressão não pode ser separada da pessoa
afetada por ela. O tratamento não alivia um distúrbio de identidade, trazendo
você de volta a alguma espécie de normalidade; ele regula uma identidade múltipla,
mudando em um grau menor o que voc



Se você se identifica com os sintomas expostos no áudio do Mamilos ou nos quotes, peço que procure um tratamento. Não é vergonhoso se cuidar, mas sim deixar a doença matar tudo o que você tem de bom.


Muita paz e luz para todos. 



0 comentários:

Postar um comentário